top of page
Search
  • José Manuel Fernandes

Empreendedorismo e Economia


Desenvolvimento e economia é hoje uma preocupação de quem governa a todos os niveis, sendo emergente, tambem associado a sustentabilidade da qualidade de vida das pessoas em associação com a sustentabilidade do planeta.


Se isto ocupa espaço determinante nas politicas públicas, a nível nacional tem particular relevo a importancia a nivel regional, assim como a nivel dos concelhos.

O gerar condições para que o empreendedorismo se desenvolva é da mais elementar estratégia para o poder local, porque gera atividades novas, com mais emprego, mais competencias e “skills” nas regiões, desenvolvimento do talento e geração de valor acrescentado nos setores e clusters regionais.


O Concelho da Trofa tem em si um elevado potencial de desenvolvimento da sua economia, quer pela sua posição geográfica, quer pelos perfis empresariais existentes, onde a iniciativa privada é muito criativa e reativa aos desafios que se oferecem nos mercados.


Sobre a sua posição geográfica é de relevar a sua proximidade ao grande Porto , com reflexos racionais para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, Porto de Leixoes e ser um concelho central na macro-região do Baixo Ave, que para efeitos de investimento é de elevado valor estratégico para o investidor e empreendedor.


É também um elemento diferenciador e alavancador a existencia de ensino técnico-profissional que dá resposta ao crescimento das empresas, pela formação qualificada para jovens, quer no primeiro emprego, quer na reconversão de outros profissionais, embora a baixo da procura existente.

​-

Ver mais em :


1 view0 comments
bottom of page